Antes de tudo uma breve introdução sobre o assunto para que se possa entender o conteúdo.
O aquecimento global é um fenômeno em que ocorre o aquecimento do planeta devido à grande quantidade de poluição.
O efeito estufa é o fenômeno no qual, gases liberados como ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono principalmente através da queima de combustível que formam uma camada de poluentes que acabam impedindo a passagem dos raios solares que são refletidos pela terra de forma semelhante a uma estufa assim aquecendo o nosso planeta.
Esse aquecimento acaba afetando a nossa biodiversidade.
O aquecimento global e a atmosfera:Um dos fatores que mais tem influencia no aquecimento global é a nossa atmosfera. Uma camada da atmosfera chamada camada de ozônio esta sendo destruída pela liberação de gases que acabam criando “buracos” na camada. A liberação de gases na nossa atmosfera dada principalmente pela queima de combustíveis fósseis acaba criando uma camada que impede a passagem que retém o calor que é transmitido através das radiações solares funcionando semelhantemente a uma estufa.
O aquecimento global e seu reflexo nos oceanos:
A temperatura do planeta tem uma influencia muito grande nos nossos oceanos e o aquecimento global afeta os nossos oceanos e mares de uma forma realmente considerável e perceptível, aumentando a temperatura da água acabando com a biodiversidade marinha, afetando também seu volume por causa do derretimento dos pólos o que futuramente poderá causar a inundação de grande parte dos litorais do mundo.
O aquecimento global e seu efeito na biodiversidade:
Toda a nossa biodiversidade é afetada com o aquecimento global, a fauna do planeta é muito afetada porque animais que vivem no frio ou no gelo estão perdendo o seu habitat natural, assim como todos os outros animais que estão sofrendo com o aumento da temperatura, o habitat de muitos animais esta desaparecendo com a modificação da temperatura. A flora tem mudado por causa do aumento da temperatura influenciando também a fauna. Os desertos estão aumentando, e muitas áreas “verdes” estão desaparecendo do nosso planeta, do mesmo modo como algumas paisagens estão mudando.
A biodiversidade marinha também tem sofrido, a fauna marinha tem entrado em extinção muito rapidamente, o aumento da temperatura tem alterado o PH da água causando a diminuição dos arrecifes dessa forma causando um desequilíbrio na cadeia alimentar, muitas espécies marinhas tem tido uma significativa diminuição em sua quantidade de indivíduos dessa forma alterando a cadeia alimentar o que também afeta a vida terrestre.
O aquecimento global e sua influencia na sociedade:
O aquecimento global tem uma influencia intensa na sociedade aumentando o custo de vida por causa do constante aumento de preço em geral, graças ao aquecimento global paisagens mudam o que afeta a estadia social, pessoas tem morrido graças à onda de calor.
Muitas pessoas não ligam, mas a sociedade afeta e muito no aquecimento global nas poucas coisas que fazemos, existem planos e idéias que se tem freqüentemente para se tentar amenizar os efeitos que já são declarados irreversíveis, nosso planeta só vai de mal a pior por causa do descaso da sociedade a respeito do assunto.
As grandes mudanças climáticas têm causado enchentes, furacões com maior freqüência e etc. isso tudo acaba diminuindo uma pequena taxa da população
A reposta do governo para o aquecimento global:
O governo em geral toma algumas iniciativas para amenizar esse problema, mas geralmente não são muito efetivas, algumas delas são tratados que limitam a emissão de gases na atmosfera dentre outras coisas para amenizar a destruição já causada pela sociedade. Como por exemplo, o Protocolo de Kyoto
Protocolo de Kyoto:
Este protocolo é um acordo internacional que visa à redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações, os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Soluções para o Aquecimento Global
• Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de bicombustíveis (exemplo: biodiesel) e etanol.
• Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
• Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
• Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
• Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
• Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
• Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
• Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
• Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
• Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
• Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Concluímos a respeito desses dados e sobre esse assunto que o aquecimento global já é dito como irreversível, mas pode ser amenizado através de poucos atos que não só nós como indivíduos podemos fazer, mas o nosso governo como instituição pode contribuir para a melhora desse declive em que o planeta se encontra, pois apesar de tudo o planeta esta sendo alterado por nossas más ações e por isso é nosso dever através de boas ações melhora essas condições.
Os efeitos causados na biodiversidade não são totalmente irreversíveis, e nisso podemos contribuir para o “conserto” deste problema, tudo o que nós fazemos tem conseqüências sendo bom ou ruim um exemplo é o reflexo do aquecimento global na biodiversidade.
Não viso ser perfeito, pois isso é hipocrisia viso somente à conscientização das pessoas com este trabalho e demonstrar que com um pouco mais de atenção podemos amenizar um quadro anteriormente visto como irreversível.
Fontes:
http://www.andremaiabio.com.br/dicas/dicas.php?cat=2
http://blogdaecologiacl.blogspot.com/2008/11/o-problema-do-aquecimento-global.html
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://peregrinacultural.wordpress.com/tag/aquecimento-global/
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, continue fazendo isso e você me incentivara a não parar nunca!